topo do site Fesvip Acesso dos Alunos Acesso dos Alunos Acesso dos Alunos
 
 
 

 
Controle o estresse em cinco dias
12/08/2009

Para espantar o nervosismo que teima em ficar nas alturas, vale ter um gato, ir ao cinema ou usar uma flor na lapela. Quem quiser vá encontrar inúmeras medidas para se livrar do estresse descontrolado, esse mal do século 21 só existe uma saída para cada bolso, gosto e personalidade. Mas, se você procura um roteiro rápido e cientificamente comprovado para domar essa fera, a alternativa pode vir de um pesquisador da Universidade de Oregon, nos Estados Unidos. De ascendência chinesa, o professor de neuroinformática Yi-Yuan Tang buscou nas raízes da medicina tradicional do país de seus ancestrais a inspiração para um método que batizou de IBMT (Integrative Body-Mind Training, algo como treinamento de integração corpo e mente).

Os estudos começaram em 1995 e vêm ganhando espaço em publicações científicas. Tang e um colega, o psicólogo Michael Posner, demonstraram, em dois experimentos envolvendo 86 estudantes, que o IBMT consegue baixar o estresse em apenas cinco dias é um prazo incrivelmente curto. E bastaram 20 minutos de prática por sessão.

Antes e depois do treinamento, os voluntários foram divididos em dois grupos. Um seguia a técnica e outro fazia um relaxamento corporal padrão. Todos os participantes tiveram de esquentar a cachola para resolver problemas de matemática é o intuito aquela simplesmente acender o pavio da tensão. Além disso, os cientistas avaliaram seu estado de humor e as taxas de cortisol, aquele hormônio que é liberado em situações ameaçadoras. Ao final do estudo, a turma do IBMT apresentou os melhores resultados.